Subscribe:

29 de fev. de 2012

Dengue - Vetor


Dengue, doença infecciosa tropical e subtropical, caracterizada por febre e dor intensa nas articulações e músculos, inflamação dos gânglios linfáticos e erupção da pele. O agente causador é um vírus transmitido de pessoa a pessoa pelos mosquitos do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti. Há quatro tipos de vírus causadores da dengue. O nome da doença se deve ao fato de que, ao atacar as articulações, faz o paciente mover-se com um andar requebrado ("dengoso" ou "cheio de dengues").
O mosquito se infecta ao picar uma pessoa contaminada e, após oito a 11 dias incubando o vírus, pode transmiti-lo a outra pessoa. A forma mais grave da doença é a dengue hemorrágica, que causa hemorragia gastrintestinal e das mucosas e pode provocar choque e até a morte. O vírus responsável pela forma hemorrágica chegou ao Brasil em meados da década de 1980, depois de ter provocado uma epidemia em Cuba.
A guerra e as migrações provocaram um aumento dos casos de leishmaniose visceral. O comportamento humano está associado à explosão das doenças sexualmente transmissíveis. O grande avanço nos transportes possibilita também maior intercâmbio de microorganismos e de seus transmissores, como os insetos que transmitem dengue e malária. A construção de represas vem sendo associada ao aumento de casos de esquistossomose e a surtos de febre do vale do Rift. O crescimento populacional, associado a um processo de urbanização descontrolada, contribuiu para a disseminação da dengue e da cólera. Alterações no clima parecem ter sido responsáveis por surtos de síndrome pulmonar por hantavírus.
Aedes aegypti, principal transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Oriundo do Velho Mundo, esse mosquito acompanhou o homem em sua migração pelos continentes. Atualmente é considerado um mosquito cosmopolita, encontrado nas regiões tropicais e subtropicais, principalmente em locais de grande concentração humana.
No Brasil, o Aedes aegypti foi introduzido no período colonial e causou sérias epidemias de febre amarela urbana. Em 1955, foi erradicado do país. Contudo, como outros países do continente não tiveram a mesma preocupação, o mosquito foi reintroduzido em 1967, iniciando logo depois uma alarmante propagação da dengue. Hoje, ocorre nos estados litorâneos, no Centro-Oeste, em Minas Gerais e em Tocantins.
Febres hemorrágicas, grupo de doenças agudas, de origem viral. São as mais preocupantes moléstias emergentes, por provocarem extensas epidemias e apresentarem índices altos de mortalidade. As mais conhecidas no Brasil são a febre amarela, hoje restrita à sua forma silvestre, e a síndrome hemorrágica da dengue, ou dengue hemorrágica. Outras três famílias de vírus também causam essas doenças: arenavírus, bunyavírus e filovírus. Entre os primeiros, figuram os vírus Junin, Machupo e Sabiá, responsáveis pelas febres hemorrágicas argentina, boliviana e brasileira. Entre os segundos, destacam-se os hantavírus, que causam síndrome pulmonar e febre hemorrágica com síndrome renal, ambas já registradas no país. Dos filovírus, o mais conhecido é o Ebola, que provocou surtos na África.
O vetor do dengue
O dengue é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da febre amarela. Qualquer epidemia das duas doenças está diretamente ligada à concentração do mosquito, ou seja, quanto mais desses insetos, mais elas se farão presentes.
O Ae. aegypti surgiu na África (provavelmente na região nordeste) e de lá espalhou-se para Ásia e Américas, principalmente através do tráfego marítimo. No Brasil, chegou no século XVIII com as embarcações que transportavam escravos, já que os ovos do mosquito podem resistir, sem estar em contato com a água, por até um ano.
Em 1955, uma grande campanha realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde chegou a erradicar o Ae. aegypti do Brasil e de diversos outros países americanos. No entanto, a campanha não foi completa e o mosquito permaneceu presente em várias ilhas do Caribe, Guianas, Suriname, Venezuela e sul dos Estados Unidos, de onde voltou a espalhar-se. No fim da década de 70, o Brasil novamente contava com a presença do vetor em suas principais metrópoles.
Hoje em dia, considera-se a erradicação do Ae. aegypti praticamente impossível devido ao crescimento da população, ocupação desordenada do ambiente e à falta de infra-estrutura dos grandes centros urbanos. A industrialização também dificulta o enfrentamento desse tipo de inseto, já que os novos produtos descartáveis por ela produzidos (tais como copos e garrafas de plástico) são eliminados de forma incorreta e acabam por transformar-se em possíveis focos para a multiplicação do Ae. aegypti. Assim, o máximo que se pode fazer é controlar a presença do mosquito.
O Ae. aegypti tem se caracterizado como um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas. Mesmo assim, macho e fêmea alimentam-se da seiva das plantas, presentes, sobretudo, no interior das casas, apesar de só ela picar o homem em busca de sangue para maturar os ovos. Em média, cada Ae. aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Ela é capaz de realizar inúmeras posturas no decorrer de sua vida, já que copula com o macho uma única vez, armazenando os espermatozóides em suas espermatecas (reservatórios presentes dentro do aparelho reprodutor). Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença e calcula-se que haja uma probabilidade entre 30 e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas.
Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, em recipientes tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água de chuva. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.
Experiências demonstram que a melhor oportunidade para enfrentar o Ae. aegypti se dá na fase larval, pois o mosquito tem apresentado resistência aos inseticidas. A presença dos mosquitos depende muito das condições climáticas (mais chuvas, mais mosquitos) e de políticas públicas. Especialistas ainda consideram os guardas sanitários a melhor maneira de controlar a presença do Ae. aegypti, pois somente visitas periódicas feitas de casa em casa são eficientes para combater o mosquito e ensinar a população a enfrentar o inseto. Além disso, faz-se necessário um constante monitoramento de terrenos baldios, casas abandonadas e quaisquer outros logradouros que possam servir de possíveis focos para a procriação do vetor do dengue.
Perguntas mais freqüentes (respondidas por Anthony Guimarães):
1) Por que o DDT e a utilização de aviões e helicópteros (como já ocorreu nos EUA) é eficiente para outros mosquitos e ineficiente para combater o Ae. aegypti?
R: Nos EUA, e em outros lugares, o uso de aviões para pulverizar inseticida destina-se ao controle de insetos, inclusive mosquitos, que freqüentam rotineiramente ambientes extradomiciliares (fora das casas). O Ae. aegypti permanece quase que exclusivamente dentro das casas, onde inseticidas pulverizados de avião não atingem. Nos EUA o controle visava o transmissor da Febre do Nilo, um mosquito do gênero Culex e que não vive dentro das casas.
2) Qual o ambiente preferido pela fêmea. Em quais condições (temperatura, ventos) ela não sobrevive ou não se torna ativa? Onde elas são mais comumente encontradas?
R: As fêmeas e os machos (que geralmente acompanham as fêmeas) ficam dentro das casas (sob mesas, cadeiras, armários etc.). A temperatura ideal fica em torno dos 24 e 28 oC. Temperaturas acima dos 32 oC e abaixo dos 18 oC costumam inibir a atividade do Ae. aegypti e quando ficam acima dos 40 oC e abaixo dos 5 oC são letais.
3) Há possibilidade de outra espécie de Aedes transmitir dengue? Se existe, até aqui, o que impede isso de acontecer?
R: Sim. O Ae. albopictus também pode transmitir dengue. A transmissão não é comum porque o Ae. albopictus não costuma freqüentar o domicílio como o Ae. aegypti.
4) Das formas de prevenção (complexo B, borra de café, água sanitária, levedo de cerveja, vela de andiroba, repelentes, inseticida caseiro etc), quais são realmente eficientes?
R: Levedo de cerveja e complexo B não devem ser utilizados, pois, nas dosagens capazes de afugentar os mosquitos, podem ser prejudiciais à saúde. Borra de café pode ser eficiente dentro de uma rotina periódica a cada dois dias. Água Sanitária não tem se mostrado eficaz nas dosagens preconizadas (uma colher de chá para um litro d'água), em altas concentrações pode matar a larva em 24h. Vela de andiroba tem eficácia parcial e pode ser usada em ambientes fechados com no máximo 12 metros quadrados. Repelentes e inseticidas caseiros podem ser usados seguindo as recomendações da embalagem ou recomendação médica no caso de crianças e pessoas sensíveis.
5) Existe algum meio natural para combater o Ae. aegypti? Tais como vermes que parasitam as larvas, predadores naturais etc.
R: O mecanismo natural mais eficaz para o Ae. aegypti é o bioinseticida BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), que ataca a larva do Ae. aegypti e pode ser utilizado em reservatórios domésticos, inclusive caixa d'água. Predadores naturais (larvas e ninfas de insetos, nematódeos, pequenos vertebrados), que também atacam as larvas de mosquitos, não se criam em reservatórios domésticos, onde estão as larvas do Ae. aegypti.
6) Até que ponto a utilização de venenos, como o DDT e os larvicidas podem afetar o meio ambiente? Quais (se existirem) seus efeitos colaterais?
R: Qualquer inseticida usado indiscriminadamente traz danos ao meio ambiente. O contato direto e permanente com produtos químicos pode ocasionar desequilíbrio ambiental e problemas a saúde do homem. Por esse motivo o uso desses inseticidas é restrito aos órgãos governamentais ou credenciados, que possuem equipes de técnicos capazes de eleger a dosagem e o inseticida a ser utilizado.
7) O vírus causa problemas ao mosquito?
R: Não.
8) Como é o ciclo do vírus dentro do mosquito?
R: Para se tornar infeccioso ao homem o vírus passa por um período de incubação no mosquito de 10 dias. Após essa fase o mosquito estará infectado para o resto da vida e transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar.
9) Quais as principais linhas de pesquisa desenvolvidas na Fiocruz em relação ao Aedes?
R: O Ae. aegypti talvez seja o mosquito mais bem estudado até hoje. O seu controle está diretamente relacionado à eliminação dos criadouros domésticos, considerando-se os conhecimentos existentes sobre a sua biologia. No campo da entomologia (parte da ciência que estuda os insetos), a Fiocruz vem desenvolvendo várias linhas de pesquisa sobre a biologia e ecologia de mosquitos vetores de doenças no Brasil:
1. Potencialidade de espécies silvestres transmissoras de arboviroses e malária conviverem com o homem em áreas peri-urbanas, rurais e turísticas.
2. O impacto causado pela construção de hidrelétricas, atividades de mineração (inclusive garimpos clandestinos) e assentamento de novos colonos ("sem terra") em áreas com alto risco de doenças transmitidas por mosquitos (malária, febre amarela silvestre e outras arboviroses).
3. Estudos sobre a biologia e ecologia de mosquitos em ambiente silvestre (Parques Nacionais e Estaduais), visando fornecer subsídios para o controle daqueles que eventualmente venham a transmitir doenças ao homem.

Dengue


O mal é transmitido pelo vírus Flaviviridae. Doença tem altas chances de cura, mas pode matar. Já é considerada, no Brasil, uma epidemia.

Histórico

Os primeiros registros de dengue no mundo foram feitos no fim do século XVIII, no Sudoeste Asiático, em Java, e nos Estados Unidos, na Filadélfia. Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) só a reconheceu como doença neste século.

Mosquito

A origem do Aedes aegypti, inseto transmissor da doença ao homem, é africana. Na verdade, quem contamina é fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa de uma substância do sangue (a albumina) para completar o processo de amadurecimento de seus ovos. O mosquito apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos.   

Dengue: doença fingida

Por não ter sintomas específicos, a doença pode ser confundida com várias outras, como leptospirose, sarampo, rubéola. São doenças que provocam febre, prostração, dor de cabeça e dores musculares generalizadas. Um médico consegue, por exames em laboratório, definir a doença e tratá-la corretamente.

O desenvolvimento da doença
   


(1). O mosquito infectado pica o homem.

(2). O vírus se dissemina pelo sangue.

(3). Um dos locais preferidos do vírus para se instalar no corpo humano é o tecido que envolve os vasos sangüíneos, chamado retículo-endotelial.

(4). A multiplicação do vírus sobre o tecido que provoca a inflamação dos vasos. O sangue, com isso, circula mais lentamente.

(5). Como a circulação fica mais lenta, é comum que os líquidos do sangue extravasem dos vasos. O sangue torna-se mais espesso.

(6). O sangue, mais espesso, pode coagular dentro dos vasos provocando trombos (entupimentos). Além disso, a circulação lenta prejudica a oxigenação e nutrição ideal dos órgãos.

(7). Com o tempo, se não houver tratamento específico, pode haver um choque circulatório. O sangue deixa de circular, os órgãos ficam prejudicados e podem parar de funcionar. Isso leva à morte.

Febre hemorrágica

Em função da inflamação dos vasos (por causa da instalação dos vírus no tecido que os envolve), há um consumo exagerado de plaquetas, pequenos soldados que trabalham contra as doenças. A falta de plaquetas interfere na homeostase do corpo - capacidade de controlar espontaneamente o fluxo de sangue. O organismo passa a apresentar uma forte tendência a ter hemorragias.

Pode ocorrer:
1 - Se a pessoa tem dengue pela segunda vez (outro tipo de vírus), pode contrair a hemorrágica.
2 - Há quatro sorotipos diferentes de dengue. Um deles, o den2, é o mais intenso. Este tipo pode evoluir para a dengue hemorrágica.
3 - Combinação da seqüência de doença, da força do vírus e da suscetibilidade da pessoa. Se for alguém com Aids, por exemplo, a doença oferece mais riscos.

Conselhos:
Para controlar a febre hemorrágica, aconselha-se tomar muito líquido e evitar medicamentos a base se ácido acetilsalicílico, como Aspirina ou Melhoral.

A dengue e o tempo

O vírus da dengue precisa de tempo para se manifestar no homem ou mesmo para infectar o mosquito transmissor.

A idade ideal do mosquito para transmitir a doença é a partir do 30º dia de vida. O Aedes tem um ciclo total de 45 dias.

Uma vez contaminado, o homem demora entre 2 e 15 dias para sentir os sintomas da doença.

Há um período para que o mosquito se contamine ao picar um homem. Vai desde o dia anterior à febre até seis dias depois desta. Fora desse tempo, o mosquito pica e não se contamina.

Depois de picar o homem, só depois de oito dias o Aedes consegue contaminar outro homem.

Sintomas


99% dos infectados têm febre, que dura cerca de sete dias. Pode ser branda ou muito alta, dependendo do indivíduo e da força do vírus, da virulência.
25% apresentam manchas vermelhas em todo o corpo, as chamadas exantemas. Como o vírus se instala também próximo aos vasos, é comum estes inflamarem e ficarem evidentes na pele.

50% têm prostração, indisposição.   

60% têm dor de cabeça.
50% têm dor atrás do olho.

Imunidade

O homem só desenvolve imunidade permanente para o tipo de vírus que contraiu. A doença pode reincidir com outro sorotipo. Essa repetição é a que oferece perigo para a hemorrágica.

The Possessive Case


Possessive Case ou Genetive Case é formado pela adição do apóstrofo () e s ao substantivo. Usamos esta forma possessiva apenas para pessoas e animais.

Ex: The Book of John -> John’s book.

Colocamos o possuidor como sujeito de sentença, em seguida um apóstrofo (‘) e S e o objeto possuído.

- Quando houver dois ou mais possuidores e apenas uma coisa a ser possuída, usa-se apóstrofo (‘) apenas no último dos possuidores.

Ex: The book of John and Mary. -> John and Mary’s book.

- Se houver dois possuidores e mais de uma coisa a ser possuída, usa-se apóstrofo nos dois possuidores.

Ex: The books of John and Mary-> John’s and Mary’s books.

- Quando o possuidor não for um nome próprio e estiver no plural terminado em s, usa-se apenas o apóstrofo (‘), sem o s.

Ex: The books of boys. -> The boys books.

- Quando o possuidor for um nome próprio terminado em s, usa-se apóstrofo (‘) e pode-se usar o s ou não.

Ex: The book of Cris. -> Cris book ou Cris’s book.

- Quando o possuidor não for nem uma pessoa, nem um animal, não se usa ‘s , usa-se of.

Ex: The top of mountain.

Ou pode-se colocar o possuidor antes do possuído.

Ex: The mountain top.

Pronomes pessoais 


Pronomes pessoais são os pronomes que possibilitam distinguir a pessoa ou coisa em cada uma de suas relações.
Caso Reto                       Caso Oblíquo

(Sujeito)                              (Objeto)

I       (eu)                                   Me

You  (você)                              You

He    (ele)                                 Him

She   (ela)                                 Her

It    (para objetos e animais)       It

We   (nós)                                Us

You  (vocês)                            You

They (eles, elas)                     Them


Adjetivo Possessivo                Pronome Possessivo


My  meu (s), minha (s)                           mine

Your  seu (s), sua (s)                             yours

His     dele                                              his

Her    dela                                              hers

Its      neutro                                             its

Our    nosso (s), nossas (s)                      ours

Your   seus, suas                                    yours

Their  deles, delas                                   theirs

Podemos substituir o adjetivo possessivo seguido do substantivo que se refere a ele, pelo pronome possessivo, evitando a repetição do substantivo. O pronome possessivo nunca vem acompanhado pelo substantivo.

Ex: This is my book, that is yours ( book).

Pronomes Reflexivos 


- Os pronomes reflexivos indicam uma relação que uma ou mais pessoas tem consigo mesmo.

- Em inglês usamos o sufixo SELF para o singular e SELVES para o plural.

Myself

Yourself

Himself

Herself

Itself

Ourselves

Yourselves

Themselves

Exemplo: I hurt myself. = eu me machuquei.

- Pode ser usado também para dar ênfase.

Ex: He washed the car.

   He himself whashed the car. Ele mesmo lavou o carro.

- O pronome reflexivo com a anteposição de by significa sozinho, sem ajuda.

Ex: I went to the movies by myself. Eu fui ao cinema sozinho.

Pronomes Indefinidos

- Some e Any  tem o mesmo significado ( algum(s), alguma(s)).

- Some pode ser empregado em frases afirmativas ou então em interrogativas no caso de estar oferecendo algo.

Ex. Do you want something to drink? Vc quer alguma coisa para beber?

       He has some money in the back pack. Ele tinha algum dinheiro na mochila.

- Any pode ser empregado em sentenças negativas e interrogativas.

Ex. There isn’t any coffee on the cup. Não há nenhum café na xícara.

       Is there anything there? Há alguma coisa lá?

Os derivados de some e any são empregados da mesma forma.

Something                  Anything

Somebody                   Anybody

Someone                    Anyone

Somewhere                  Anywhere
- No é usado para negar, mas sem o verbo negativo. Usa-se seus derivados: nothing, nobody, nowhere, no one da mesma forma.

Ex. I have no time to speak with you today.

      Eu não tenho tempo para falar com você hoje.

- None (nenhum, nenhuma) é usado também sem o verbo negativo e sem substantivo depois dele.

Ex. Are There many exercises tomorrow? None.

- Every é usado para indicar um número de pessoas ou coisas. Usa-se seus derivados da mesma forma.

Ex. Everybody went to the movies. Todos foram ao cinema. 

Future Immediate

- O Immediate Future é formado com o verbo to go no Presente Continuous e mais o infinitivo do verbo principal.

Ex: We are going to visit my parents. Nós estamos indo visitar meus pais.

Emprego:

O Immediate Future se emprega para indicar um futuro próximo e um sentimento de certeza, além de indicar intenção do sujeito.

O Immediate Future com o verbo to be no passado ( to be going + infinitivo) é usado para indicar uma ação que foi planejada ou tencionada, mas a qual não ocorreu.

Ex. We were going to play tennis yesterday, but it rained.

       Nós íamos jogar tênis ontem, mas choveu.

Obs: O Present Continuous de alguns outros verbos é também usado às vezes, em lugar do futuro, para descrever uma ação futura. Um advérbio de tempo ( tomorrow, tonight, etc) geralmente acompanha tais verbos e serve para indicar o tempo exato no futuro. Os verbos mais comunmentes usados desta maneira são os verbos de movimento e ação tais como: come, leave, arrive, return, go. Outros verbos, porém, ocasionalmente também podem ser empregados nesta construção.

Ex They are coming to New York in July.

      Eles estão vindo para Nova York em Julho.

Bibliografia: Inglês Dinâmico, 1º e 2º estágios, apostilas de 1 à 11. 

Principais Preposições em Inglês


Principais Preposições

Eis as preposições de uso mais freqüentes, com exemplos indicadores de algumas dentre as diversas relações por elas expressas, como: lugar, posição, direção, agência, origem, causa, instrumento, tempo, maneira, medida, adição, exclusão, etc.
ABOUTsobre, a respeito de , em torno de, cerca de, por, devido a.
    Exemplos: 
    They were talking about politics, eles estavam conversando sobre política.
    She wore pearls about her neck, ela usava pérolas ao redor do pescoço.
    The show began about midnight, o espetáculo começou cerca de meia-noite.
    We have been walking about the town all day, estivemos andando pela cidade o dia todo.
    They quarrel about trifles, eles discutem por minharias.
ABOVEsobre, por sobre, mais de, acima de, superior a.
    Exemplos: 
    We were flying above the clouds, nós estávamos voando por sobre as nuvens.
    There were above fifty pupils in the classroom, havia mais de cinqüenta alunos na sala de aula.
    He is above suspicion, ele está acima de qualquer suspeita.
    A major ranks above a captain, o posto de maior é imediatamente superior ao de capitão.
 
ACROSSde através, através de, no outro lado de, em contato com.
    Exemplos: 
    We swam across the river, nadamos através do rio.
    There is a restaurant across the avenue., há um restaurante no outro lado da avenida.
    I came across this book yesterday, encontrei este livro ontem.
 
AFTERdepois de, após, atrás de, em homenagem a, à imitação de, à semelhança de.
    Exemplos: 
    They left after dinner, eles partiram após o jantar.
    After a storm comes a calm, após a tempestade vem a bonança.
    The dog was running after the cat, o cão estava correndo atrás do gato.
    He was named Henry after his uncle, deram-lhe o nome de Henrique em homenagem ao tio.
    He dances after the Indians, ele dança à moda dos (=imitando os) índios.
    He paints after Rubens, ele pinta imitando Rubens.
 
AGAINSTcontra, em troca de, junto a, em.
    Exemplos: 
    The boat sails against the current, o barco navega contra a corrente.
    They voted against my proposal, eles votaram contra minha proposta.
    We took machinery against coffee, recebemos maquinaria em troca de café.
    Please, lean the ladder against the wall, por favor, apóie a escada na parede.
 
ALONGao longo de, por.
    Exemplos: 
    The horses galloped at full speed along the road, os cavalos galoparam a toda a velocidade pela estrada.
 
AMID, AMIDSTentre, no meio de.
    Exemplos: 
    He was seen amid the throng, ele foi visto no meio da multidão.
    They are amidst enemies, eles estão entre inimigos.
 
AMONG, AMONGSTentre, no meio de, com.
    Exemplos: 
    We are among(st) friends, estamos entre amigos.
    The Christmas gifts were divided among the children, os presentes de Natal foram divididos entre as crianças.
    The one-eyed are kings among the blind, na terra dos cegos quem tem um olho é rei.
 
AROUNDao redor de, perto de, por, de um lugar para outro.
    Exemplos: 
    We planted a few trees around the house, plantamos algumas árvores ao redor da casa.
    There is a shop around the corner, há uma loja junto à esquina (na outra rua).
    We travelled around Europe for three months, viajamos pela Europa três meses.
 
ATem, a (à), ao, no, contra, para, de, com.
    Exemplos: 
    He spent a few days at Curitiba, ele passou alguns dias em Curitiba.
    We are at home, estamos em casa.
    The china was sold at auction., a louça foi vendida em leilão.
    They'll soon be at liberty, eles em breve estarão em liberdade.
    The car is at our disposal, o carro está a nossa disposição.
    He is standing at the door, ele está em pé à porta.
    He was at work when we arrived, ele estava a trabalhar quando chegamos.
    He'll go at midnight, ele irá à meia-noite.
    He'll come at noon, ele virá ao meio-dia.
    The wreckage was at the bottom of the sea, os destroços do naufrágio estavam no fundo do mar.
    He shot at the target, ele atirou no alvo.
    He was staying at the "Stevens Hotel", ele estava hospedado no "Stevens Hotel".
    They'll pay at the end of the month, eles pagarão no fim do mês.
    The tiger jumped at him, o tigre saltou contra ele.
    The boy pointed at the toy, o menino apontou para o brinquedo.
    I was looking at the picture, eu estava olhando para o quadro.
    We laughed at him, nós nos rimos dele.
    The children were mocking at us, as crianças estavam zombando de nós.
    I laughed at his jokes, eu me ri com suas pilhérias.
    He is good at this game, ele é bom neste jogo.
    He was driving his car at 80 mph, ele estava dirigindo o carro a 80 milhas por hora.
    We are selling these articles at a loss, estavamos vendendo estes artigos com prejuízo.
    Dogs bark at strangers, cães latem para os estranhos.
    She stared at him, ela o encarou fixamente.
    We were surprised at seeing him, ficamos surpresos ao vê-lo.
 
BEFOREdiante de, em frente de, na frente de, perante, antes de.
    Exemplos: 
    They were sitting before the fireplace, eles estavam sentados diante da lareira.
    The tanks were seen before the infantry, os carros de combate eram vistos à frente da infantaria.
    The poor and rich are alike before God, o pobre e o rico são iguais perante Deus.
    The culprit appeared before a court of justice, o réu compareceu perante um tribunal.
    He'll arrive before noon, ele chegará antes do meio-dia.
 
BEHINDatrás de, detrás de, em apoio de, depoisi de.
    Exemplos: 
    The broom is behind the door, a vassoura está atrás da porta.
    All his friends are behind him, todos os amigos o apóiam.
    He came behind his hour, ele veio depoisi da hora.
 
BELOWabaixo de, para baixo de.
    Exemplos: 
    The garage is below the ground floor, a garagem está abaixo do andar térreo.
    He is below his schoolfellows, ele está abaixo de seus colegas.
    It is the third shop below the post office, é a terceira loja para baixo (da agência) do correio.
 
BENEATHsob, abaixo de, inferior a.
    Exemplos: 
    There was a bench beneath the tree, havia um banco sob a árvore.
    His conduct is beneath contempt, sua conduta é (ou está) abaixo da crítica.

Numerais em inglês


Este arrtigo irá servir de ajuda para a escrita de numerais em inglês e outros números complexos.
CARDINAL 1   one
2   two
3   three
4   four
5   five
6   six
7   seven
8   eight
9   nine
10   ten
11   eleven
12   twelve
13   thirteen
14   fourteen
15   fifteen
16   sixteen
17   seventeen
18   eighteen
19   nineteen
20   twenty
21   twenty-one
22   twenty-two
23   twenty-three
30   thirty
40   forty
50   fifty
60   sixty
70   seventy
80   eighty
90   ninety
100   one hundred
200   two hundred
1 000   one thousand
10 000   ten thousand
100 000   one hundred thousand
1 000 000   one million

ORDINAL
1st   first
2nd   second
3rd   third
4th   fourh
5th   fifth
6th   sixth
7th   seventh
8th   eighth
9th   ninth
10th   tenth
11th   eleventh
12th   twelfth
13th   thirteenth
14th   fourteenth
15th   fifteenth
16th   sixteenth
17th   seventeenth
18th   eighteenth
19th   nineteenth
20th   twentieth
21st   twenty-first
22nd   twenty-second
23rd   twenty-third
30th   thirtieth
40th   fortieth
50th   fiftieth
60th   sixtieth
70th   seventieth
80th   eightieth
90th   ninetieth
100th   one hundredth
200th   two hundredth
1 000th   one thousandth
10 000th   ten thousandth
100 000th   one hundred thousandth
1 000 000th   one millionth


P.S.:1 000 000 000   one thousand million(s) (UK) / one billion (US)
1 000 000 000 000   one billion (UK) / one trillion (US)
1 000 000 000 000 000   one thousand billion (UK) / one quadrillion (US)
1 000 000 000 000 000 000   one trillion (UK) / one quintillion (US)



Exemplos dos numerais complexos do inglês

101 one hundred and one
101st one hundred and first
334 three hundred and thirty-four
542nd five hundred and forty-second
1 101 one thousand, one hundred and one
1 234 753 one million, two hundred and thirty-four thousand, seven hundred and fifty-three

 

EXPRESSÕES NUMÉRICAS
1/8 an/one eighth
1/4 a/one quarter
1/40 a/one fortieth
1/3 a/one third
1/2 a/one half
3/4 three quarters
5 1/2 five and a half
13 3/4 thirteen and three quarters
FRAÇÕES DECIMAIS
0.125 (nought) point one two five
0.25 (nought) point two five
0.33 (nought) point one two five
0.5   (nought) point three three
0.75 (nought) point five
5.5   (nought) point seven five
13.75 (nought) thirteen point seven five
NÚMEROS COLETIVOS
6  a half dozen / half a dozen
12 a/one dozen (24 is two dozen not two dozens)
20 a/one score
144 a/one gross
DATAS/DIAS DO MÊS
January 4
4 January
January 4th
4th January
Leia-se:
 January fourth ou the fourth of January.
ANOS
1966 - nineteen hundred and sixty-six ou nineteen sixty-six1603 - sixteen hundred and three
           ou sixteen oh three
           ou sixteen three
NOME DE SOBERANO
George V - George the Fifth
HORAS
3.45 - a quarter to four / three forty-five4.15 - a quarter past four / four fifteen5.30 - half past five / five thirty6.05 - five past six / six oh five6.55 - five to seven / six fifty-five
CAPÍTULO
Chapter III - Chapter third, Third Chapter ou Chapter three.
 
TELEFONES
5306 - five three oh six2566 - two five double six
 

P.S.:
Em multiplicação:
 
One times one is one (1 x 1 = 1);
twice (two times) two is (are) four (2 x 2 = 4);
three times three is (are) nine (3 x x = 9);
four times five is (are) twenty (4 x 5 = 20, etc.

Modos Verbais do inglês


Verb to be
Affirmative

Singular:              Plural:

- I am                    - we are 
- You are               - you are
- He is                   - they are
- She is
- It is
Negative

Singular:              Plural:
- I am not               - We are not 
- You am not          - You are not
- He is not             - they are not 
- She is not
- It is not
Interrogative
Singular:                Plural:    
- Am I ?                 - Are we?
- Are you?             -  Are you?
- Is he?                 -  Are they?
- Is she?
- Is it?
Exemplos:
Affirmative                              Negative                                   

I am Rodrigo                             He is not tall
She is Cassandra                     She is not from Minas Gerais
He is Pedro                              I am not good singer
They are very happy                  We are not the champion
We are a good soccer player     They are not riches
Interrogative

How are you?
Who is he?
Who is she?
Who is a good man?
Who is the tall?

Present Continuous tense
Affirmative
 
- I am  + verb+ing                 
- You are  + verb+ ing           
- He is + verb+ ing                
- She is + verb+ ing
- It is + verb+ ing
- we are + verb+ ing
- you are + verb+ ing
- they are + verb+ ing
Negative

- I am not + verb+ ing             
- You are not + verb+ ing       
- He is not + verb+ ing           
- She is not + verb+ ing
- It is not  + verb+ ing
- We are not   + verb+ ing
- You are not  + verb+ ing
- they are not   + verb+ ing
Interrogative

- Am + verb+ ing I ?                
- Are + verb+ ing you?            
- Is + verb+ ing he?                   
- Is  + verb+ ing she?
- Is + verb+ ing it?
- Are + verb+ ing you?
- Are  + verb+ ing they?
Exemplos:
Affirmative

I am sleeping
You are cooking
They are visiting

We are walking
You is playing baseball
Negative

I am not helping
He is not cooking
She is not visiting
They are not studying
We are not fining
Interrogative
Are you reading letter?
Is he a good cooking?
Is she good singer?
Are we tall?

Are they beautiful woman?

Simple past
Affirmative
 
- I was                  
- You were
- He was
- She was
- It were
- We were
- You were
- They were
Negative

- I was not
- You were not
- He was not
- She was not
- It were not
- We were not
- You were not
- They were not
Interrogative
 
- Was I?
- Were you?
- Was she?
- Was he?
- Was it?
- Were we?
- Were you?
- Were they?
Exemplos:
Affirmative 

I was one
She was marking reports
She was busy the police station
It was awful
School was out earlier today
Negative
 
I was not a gardener
My brothers where not a plumber
Those boys were not painters
She was not a nurse
She was not a bus driver
Interrogative 

When was the girl at the park?
Where were the two friends last Sunday?
Who was at home last night?
When were the girls in Paris?
Who was at school yesterday?

Past Continues tense
Affirmative 

- I was  + verb + ing   
- You were + verb + ing   
- He was + verb + ing   
- She was + verb + ing   
- It were + verb + ing   
- We were + verb + ing   
- You were + verb + ing   
- They were + verb + ing   
Negative

- I was not + verb + ing   
- You were not + verb + ing   
- He was not + verb + ing   
- She was not verb + ing   
- It were not  + verb + ing   
- We were not + verb + ing   
- You were not + verb + ing   
- They were not + verb + ing   
Interrogative

- Was + verb + ing  I?
- Were + verb + ing  you?
- Was + verb + ing  she?
- Was + verb + ing  he?
- Was + verb + ing  it?
- Were + verb + ing  we?
- Were + verb + ing  you?
- Were + verb + ing  they?
Exemplos:
Affirmative
I was playing soccer
He was reading a book
They were swimming
He was sleeping
They were helping mom
Negative
I was not cooking
He was not dancing
She was not eating
We were not playing basketball
They were not talking on telephone
Interrogative

Was the girl writing yesterday?
Was the boy sleeping?
Were the girls studying?
Was Simon singing at 10 o’clock?
Was Sandra teaching Portuguese?

Simple future
Affirmative- I Will
- You Will
- He will
- She will
- It will
- We will
- You will
- They will
Negative

- I will not
- You will not
- He will not
- She will not
- It will not
- We will not
- You will not
- They will not
Interrogative

- Will I?
- Will you?
- Will he?
- Will she?
- Will it?
- Will we?
- Will you?
- Will they?
Exemplos:
Affirmative
 
I will buy a bike


She will go to beach
He will go tomorrow

He will go to garage

We will ho next week
Negative 

I will not a operator

She will not a cashier

He will not a librarian

We will not an electrician

They will not watch TV
Interrogative 

Where will they try?

Where will she go?

When will he go?

Where will Sonia go?

Where will Ruan go?

Simple present tense
Affirmative

I am boy
You are a girl
She is a woman
He is a man
It is a dog
Negative
I am not happy
He is not beautiful
She is not style
We are not good
They are not bad
Interrogative
Is it a dog?
Is she not style?
Are we not good singer?
Is He a man?
Is she a beautiful girl?

OBS: Verbos com terminações especiais
- To do – does
- To wash – washes
- To kiss – kisses
- To box – boxes
- To play – plays
- To study – studies

- To watch – watches
Does he like potato?
He washes his car.
She kisses my brother and me.

He put pens in boxes.
She plays tennis.
They studies math.


Simple Past
Affirmative
- I did +irregular verb
- You did +irregular verb
- He did +irregular verb
- She did +irregular verb
- It did +irregular verb
- We did +irregular verb
- You did +irregular verb
- They did +irregular verb
Negative
- I did not +irregular verb
- You did not +irregular verb
- He did not + irregular verb
- She did not +irregular verb
- It did not  +irregular verb
- We did not  +irregular verb
- You did not + irregular verb
- They did not+ irregular verb
Interrogative

- Did I +irregular verb?                     
- Did you +irregular verb?                                   
- Did he +irregular verb?                                      
- Did she +irregular verb?                    
- Did it +irregular verb?                    
-  Did we +irregular verb?                       
-  Did you +irregular verb?                    
-  Did they +irregular verb?
Exemplos:
Affirmative

- I bought milk
- I taught math
- He wrote letter for parents
- They put shoes black
- We saw pyramids the Egypt
Negative

- I did not slept
- He did not Spoke
- She did not Thought
- We did not Flew
- You did not taught
Interrogative

- Did they paint the window?
- Did he wash the dog?
- Did she water the flowers?
- Did he fix the TV?

Did they clean the kitchen?

Uniform

Infinitive             Simple Past             Past participle
To bet                       bet                              bet    
To cost                     cost                            cost
To cut                       cut                              cut
To hit                        hit                                hit
To hurt                     hurt                               hurt
To let                        let                                let
To read                     read                             read

Biform

To bring                   brought                          brought
To build                   built                                built
To buy                    bought                            bought
To catch                 caught                             caught
To have                    had                                had
To hear                     heard                            heard
To sell                      sold                              sold        

Triform


To be                    was/were                         been
To begin                began                              begun  
To choose             chose                              chosen
To do                    did                                   done
To drink                 drank                               drunk
To drive                 drove                                driven
To eat                   ate                                   eaten
To write                 wrote                                written


Present perfect tense
Affirmative

- I have
- You have
- He has
- She has
- It has
- We have
- You have
- They have
Negative

- I have not
- You have not
- He has not
- She has not
- It has not
- We have not
- You have not
- They have not
Interrogative

- Have I?
- Have you?
- Has he?
- Has she?
- Has it?
- Have we?
- Have you?
- Have they?
Exemplos:
Affirmative
I have milk drunk
He has live in Rio de Janeiro
She has sold her car
We have gone to NY
They have seen an accident
Negative
He has not been a France
You have not found sunglasses
She has not been a motorbike
They have not gone theater
You have not lived in Italy
Interrogative
Has he been to England?
Have you sold your car?
Have you talked to the bus driver?
Has she walked to the supermarket?
Has he searched his sunglasses?

Conditional verb tense

Since or for

Since (início de uma ação)

For (período de tempo especifico)

Example

I have been here since 9 o’clock.

I have lived there for 10 years.

 
Just, already and yet
Just (ação que acabou de acontecer)

Already (perguntas e frases afirmativas)

Yet (perguntas e frases negativas)

Example

The plane has just arrived
She has already done her exercises

The baby has not slept yet

Ever or Never 

Ever (usado em perguntas)

Never (usado em frases negativas)

Example

Have you ever seen that movie?

I have never been to the place.


If or Clause


If (uma condição)

Clause (parte da oração)

Example

If I going to farm

I defend decimal clause the statute of advocate
Question word
What

What is your name?
What color is it?
What is the mater?
What about?
What now?

Where
Where is the light switch in this room?
Where will we go on vacation?
Where will they spend the weekend?
Where have gone recently?
Where have you taken the children?
 
When
When did you start working at your job?
When was the last time that you traveled?
When did you last visit your grandmother?
When do you like to go out?
When do you usually?
Why
Why are Brazilians going to Miami?
Why are people usually fired?
Why should businessman study English?
Why do you live in this city?
Why do you want to live in the States?
  
Who
Who speak English at your house?
Who is youngest in this class?
Who was the first president of Brazil?
Who cooks best your house?
Who is your best friend?
 
How Many
How many days are there in a year?
How many states are there in the USA?
How many states are there in Brazil?
How many countries are there in South America?
How many secretaries are there at your work?
 
How muchHow much that calculator?
How mucho this pen?
How much those pencils?
How much these eraser?
How much this box? 

Adverbs

Personal        Possessives adjectives         Object pronouns

I                                  My                                      Me 
You                             your                                     you
He                               His                                      him
She                             Her                                      hers
it                                 its                                        its
We                              our                                      ours
You                             your                                     yours
They                            their                                     theirs
 
Possessives                  Reflexives
Mine                               myself
Yours                              yourself
His                                  himself
Hers                                herself
Its                                    itself
Ours                                ourselves
Yours                              yourselves
Theirs                              themselves

Important


I always get up at 7:00 o'clock. (Eu sempre levanto às 7:00.)

I never watch TV in the afternoon. (Eu nunca assisto televisão de tarde.)

I sometimes take a shower in the morning. (Eu tomo banho de manhã às vezes.).
Publicidade: