Outro fator de segurança na utilização do gás natural é que o abastecimento do veículo no posto é feito sem que haja contato com o ar, evitando assim qualquer possibilidade de combustão. O conceito de segurança deste combustível é reconhecido em vários países, tais como, os EUA que utilizam o GNV inclusive em ônibus escolares. E em muitos países da Europa.
EUA, Canadá, Austrália, Argentina, Itália, Rússia, Áustria, demais países da Comunidade Econômica Européia e o Brasil utilizam gás natural.
Os usuários devem procurar uma oficina credenciada pelo INMETRO para a efetiva instalação do kit de conversão. A SOSGÁS é uma oficina devidamente credenciada e emite o "certificado de Homologação do Veículo", documento necessário para regularização do veículo.
A manutenção é a mesma especificada pelo fabricante do veículo original. É necessário apenas que se faça uma verificação periódica do kit de conversão, seguindo as orientações especificadas do fabricante.
Com o crescimento da oferta de gás e postos de abastecimento, o Governo, através do Imetro, resolveu retomar o programa de GNV. O primeiro passo foi a adequação das regulamentações técnicas.
Hoje existem no mundo 160.000.000 de toneladas de petróleo, garantindo uma reserva de aproximadamente 40 anos, enquanto o gás está em condições de garantir uma reserva de 65 anos.
OBJETIVOS
- Economia de aproximadamente 70% no valor do combustível;
- Maior vida útil do motor;
- As características de sua queima são pouco agressivas ao meio ambiente;
- O Veículo torna-se bi-combustível. A conversão do carro para o GNV não elimina a possibilidade de utilizar o combustível original;
Como realizar a conversão de modo que o automóvel não perca suas características iniciais?
Na maioria das vezes há uma pequena perda de potência. Em alguns casos, mais ou menos significativa. Entretanto, existe um equipamento chamado variador de avanço que recupera praticamente toda a potência perdida. Este equipamento pode ser instalado no ato da conversão ou mais tarde, caso sinta necessidade. Recomenda-se a troca das velas, cabos de velas e filtro de ar, pois muitas vezes há uma melhora considerável.
É instalado na parte traseira do carro um cilindro que pesa em média 70 kg, por isso é interessante colocar novas molas traseiras, reforçadas, próprias para o uso do gás natural veicular. Há um período de adaptação do novo combustível. Em alguns casos pode ser necessário uma nova regulagem.
Existem várias empresas convertedoras, inclusive as chamadas "fundo de quintal". Procure as credenciadas pelo Imetro. Estas são muito mais seguras e confiáveis. Foram fiscalizadas, aprovadas e licenciadas para fazer este serviço, ou seja, tem todo o equipamento, pessoal e ambiente adequados para esta finalidade.
Existem várias empresas convertedoras, inclusive as chamadas "fundo de quintal". Procure as credenciadas pelo Imetro. Estas são muito mais seguras e confiáveis. Foram fiscalizadas, aprovadas e licenciadas para fazer este serviço, ou seja, tem todo o equipamento, pessoal e ambiente adequados para esta finalidade.
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