Subscribe:

3 de set. de 2011

Trabalho pronto biografias



Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, Escócia em 5 de Junho de 1723 e morreu em 17 de Julho 1790. Economistainglês, estudou em Glasgow e Oxford, onde se dedicou aos estudos de ciências políticas e lingüísticas. Em 1751 foi nomeado professor de lógica em Glasgow.


Afirmava uma série de idéias fisiocraticas: dizia que a política mercantilista impedia o crescimento  econômico das nações e devia ser suprimida. Que cada nação tinha que dedicar-se a um tipo de atividade econômica. Tais idéias agradavam extremamente à burguesia inglesa, que desejava estabelecer o comércio livre, derrubando, as tarifas alfandegárias e especializar-se na indústria, tornando a Inglaterra na "oficina do mundo".


Para Adam, existem três classes fundamentais da sociedade capitalista: o operariado, os capitalistas e os proprietários de terras. Salienta que, na sociedade capitalista, existe comunidade de interesses, uma vez que os benefícios comuns resultam sobretudo do choque de interesses das diversas classes sociais. Por isso defendia a livre concorrência.

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade: